segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência mental e devaneios sensatos sobre religião

Hoje, sete de setembro de 2009, comemora-se a independência do Brasil. Uma data histórica e, por ser feriado, formidável para preguiçosos iguais a mim. Em um dia normal, eu poderia e certamente estaria me estressando neste momento. Mas, graças a Dom Pedro I, estou aqui em frente ao meu computador comendo chocolate, lendo as últimas notícias e me impressionando com a manipulação mental em nome de Deus.

Há algumas horas, mais precisamente às 10 da manhã cerca de mil evangélicos, comandados pelo casal Hernandes, o jogador Kaká e a ainda desconhecida pastora Adriana, uniram-se na cerimônia de lançamento da pedra fundamental. Este evento visa reconstruir a cede da igreja Renascer em Cristo que desmoronou em janeiro deste ano e matou nove pessoas.

Para muitos este acontecimento não é nada absurdo, e para outros seria uma forma de superação e demonstração de fé. Contudo, não me conformo em ver mil pessoas unidas para criar uma igreja nova quando existem pessoas passando fome e morrendo de frio. Qual seria a reação de Jesus (aquele que se irritou com o comércio na casa de Deus ‘Mateus 21:12’) ao ver a cerimônia de lançamento da pedra fundamental?

Confesso gostar de usar o termo “pequenas igrejas, grandes negócios” ao debater religião. Mas a Renascer, IURD e principalmente a ICAR, destruíram a essência dessa frase. Os seus templos não são pequenos e têm como meta o luxo, tamanho e beleza. E a pergunta da vez é... Será que Jesus se sentiria bem ao entrar no Vaticano? Também sigo intrigado sobre o número de chibatadas que o santo Papa levaria.

Por fim, toda essa história da igreja Renascer me fez lembrar o filme ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’, de 1989. Em uma de suas cenas, o filme mostra um homem aplicando os valores da época (riqueza, poder e ganância) ao tentar encontrar o verdadeiro Santo Graal. No fim, o bem ganha e o mal se ferra, como em todo filme americano, mas a história retrata bem o meu pensamento sobre a imundice de relacionar Deus e dinheiro.

Para quem não viu, segue o filme:



PS: Em minha opinião ainda existem lideres religiosos que tentam seguir a risca a filosofia de cristo (Por ex: Chico Xavier, Madre Tereza de Calcuta, Gandhi) mas infelizmente, estas pessoas estão em extinção.

2 comentários:

  1. Legal esta postagem sobre esta data históriica.

    Xoneei no blog

    ResponderExcluir
  2. acerca de religião nunca haverá certeza absoluta pois esta sempre será tão relativa quanto a explicação do termo fé. Sâmela.

    ResponderExcluir